Como os locais querem que você veja Veneza!

Como os locais querem que você veja Veneza!

Veneza é uma cidade incrível e que deve fazer parte do seu roteiro pela Itália, seja para passear por lá apenas por um dia ou até mesmo ficar uns 2 ou 3 dias para explorar a cidade.

Para aproveita-lá ao máximo veja como os locais querem que você a veja!

1. Se perca pela cidade e suas pequenas ruas!

Se você é aquela pessoa que está sempre com o Google Maps ativado, desligue ao chegar em Veneza. Se perder pelas pequenas ruas, passar por pontes escondidas e andar beirando os canais é a melhor forma de você aproveitar a cidade e dar de cara com algum café, restaurante ou lojinha que jamais encontraria.

2. Veneza possui uma lingua própria!

O Veneto ou Venetian é uma lingua distinta que inclusive possui o seu próprio dialeto. Se você quiser agradar os locais ou impressionar os locais diga "Ciao vecchio/vecchia" ("Hi old boy/old girl") ou simplesmente amacie a pronuncia do z para um s quando falar "grazie."

3. Há um jeito certo de aproveitar Veneza pela água!

Antigamente a poluição da água em Veneza era um dos poucos crimes que levava a pena de morte. Ainda hoje a água é sagrada e uma parte vital de Veneza, porém a água traz alguns danos a cidade que você pode ajudar a evitar! Com o aumento do turismo, barcos grandes e mais rápidos tem percorrido a cidade e prejudicado e alagado algumas construções em razão do tamanho da onda que formam.

Para ajudar a preservar Veneza opte por barcos que respeitem o limite de velocidade da cidade, como o vaporetti e os tradicionais barcos de madeira. Nesses barcos além da sua viagem ser mais romântica, você poderá observar e aproveitar melhor a cidade!

4. O Napoleão não foi perdoado!

Quando o exército de Napoleão invadiu Veneza, ele fez o possível para acabar com a identidade e espírito da cidade e dos moradores locais. Esse ato incluiu destruir todos os leões (leão alado é o símbolo de Veneza)  que estavam cravados, esculpidos ou pintados em prédios e pontes. Apesar de muitos terem sido reconstituídos, os venezianos farão questão de te mostrar os locais onde as cabeças dos leões foram cortadas e Napoleão deixou a sua marca.

5. A maré alta é um fato!

Chamada de acqua alta pelos locais, a maré alta é algo que faz parte da vida dos venezianos e que, infelizmente, por eles não pode ser evitada. Para ajuda-los e ajudar os turistas a saberem quando a maré estará alta foram desenvolvidos dois aplicativos: hi!tide Venice or Venice tides.

6. Para saber como será o tempo, olhe para o Arcanjo!

Em cima da torre do sino Campanile na Piazza San Marco há um cata-vendo do anjo Gabriel e de acordo com os locais, quando o anjo está voltado para o Nordeste da Basílica ("Quando o arcanjo faz xixi na Basílica", como eles mesmos dizem) significa que houve uma mudança no vento e que virá chuva.

7. Se você é supersticioso, não ande entre as duas colunas que possuem os santos padroeiros da cidade!

No caminho da Pizza San Marco e da Piazzetta di San Marco você verá as colunas. Para os locais supersticiosos dá má sorte andar entre essas colunas pois lá eram onde ocorriam as execuções públicas. 

8. Ame a região, não somente a cidade.

A provincia de Veneto possui inúmeros locais para se conhecer e explorar, como vinícolas, montanhas e lindas cidades mediáveis, Marostica e Asolo. Muitos desses passeios podem ser feitos em apenas um dia!

9. Os locais tomam café em pé!

Pela manhã você verá nos cafés os locais encostados em balcões ou mesas altas enquanto tomam café. Em Veneza esse não é somente um jeito de se conectar com os locais, como também uma forma de economizar. O café servido na mesa é significativamente mais caro que o café tomado em pé!

10. Aproveite as comidas locais!

Alguns pratos você somente comerá ou terá o frescor dos alimentos em Veneza! Anote na sua lista os pratos que você tem que experimentar por lá: spaghetti de tinta de lula, risoto com camarão e abobrinha, sardinha marinada, arroz e ervilha (risi e bisi), massa e feijão (pasta e fasioi) e, claro, o incrível tiramisu!

Quer um roteiro completo por Veneza? Conheça a nossa consultoria clicando aqui!

Fonte: cnttraveler
Madrid: o que fazer até o final de fevereiro!

Madrid: o que fazer até o final de fevereiro!

Barcelona: 3 eventos imperdíveis em fevereiro!

Barcelona: 3 eventos imperdíveis em fevereiro!