Como organizar uma viagem e um ótimo roteiro para qualquer lugar!

Organizar uma viagem e seu roteiro gera emoções que variam do 8 ao 80. Tem gente que ama e tem gente que odeia; tem gente que tem tempo e gente que não tem.

Pensando nisso, seja você uma das pessoas que ama ou daquelas que não possuem tempo ou paciência, vou ajudar apresentando o que é essencial para organizar uma ótima viagem com um roteiro fantástico.

Organizando uma viagem

Organizar uma viagem é algo que parece muito simples, e pode até ser desde que fiquemos atentos a alguns pontos para não cairmos em furadas. 

1. A escolha do destino:

No início de cada ano já sei os lugares que quero conhecer até o próximo reveillon. O que é ótimo porque me permite  focar nas promoções de passagens para os destinos escolhidos.

O ideal é manter em mente ao menos  2 "destinos" distintos. Assim,  se o preço para um deles estiver muito alto, você sempre tem uma outra opção. Chega de ficar frustrado ou comprar uma passagem "por comprar". 

Definidos os destinos, é necessário definir a quantidade de tempo que você vai ter para viajar e então comparar quanto tempo seria legal passar em cada um. Isso evita frustrações e o famigerado - e improdutivo - "pinga pinga" (assunto pra outro post) =)

2. Época da viagem:

Com os destinos em mente, pesquise sobre a melhor época para visita-los. E que isso não se confunda com alta ou baixa temporada. A melhor época é aquela que mais se adequa às suas vontades diante da possibilidade física da viagem.

Para entender isso é fácil. Por exemplo, o período das suas férias pode não corresponder ao melhor período para conhecer determinado lugar.  ir à Disney World em julho significa muito calor e filas enormes. E se você não for fã de ambos, definitivamente não é a melhor opção.

Ao se adiantar, você tem tempo de definir outro destino ou evita remarcar as férias.

Além disso, você estará atento às "promoções imperdíveis" que são verdadeiras armadilhas. Acredite, isso vai te ajudar a não comprar na empolgação uma passagem em promoção para Bali para época das monções!  

 Foto:  boston.com

3. Um reconhecimento do destino:

Quando estiver de passagem comprada ou até mesmo antes disso, é legal começar a pesquisar o que há de legal para apreciar naquele destino.

São várias cidades que valem a pena, apenas o interior ou vai preferir focar somente na capital? E quais os meios de transporte possuem o melhor custo-benefício para você ir de um destino a outro? Qual o custo para a experiência que você tem em mente? 

Essas são perguntas básicas para quem deseja ter o mínimo de segurança e conforto em uma viagem.

Quando esses 3 pontos estiverem definidos, certos, é hora de começar a organizar o roteiro da sua viagem.

Organizando um roteiro

Acredite, a organização de um roteiro pode fazer grande diferença na sua viagem. Até porque através dele você terá uma base sólida para poder improvisar. Com um bom roteiro você não terá uma viagem "quadradinha", com ele em mãos você poderá se deixar entrar na segunda rua ao invés da primeira para elaborar suas próprias histórias até chegar ao próximo local.

O papel de um roteiro de viagem é ser um marco para aquilo que você deseja conhecer. Organizado de um forma prática e otimizada, você não perde tempo com aquilo que não teria interesse e não é desviado para alguma roubada durante a sua viagem. 

1. Pesquise e pesquise:

Essa é a parte mais trabalhosa. Uma primeira visita sempre demanda muito esforço, paciência e boa vontade prévios. É muita leitura mesmo, são muitas dicas para organizar de muitas fontes de informação (nem sempre confiáveis).

Mas para organizar um roteiro você precisa passar a conhecer um pouco do destino.

Perdido? Comece pelo óbvio:  pontos turísticos mais importantes. Defina os que mais te agrada e adicione à sua planilha. 

2. Restaurantes, bares e baladas:

Pra mim, alguns dos pontos mais delicados de um roteiro. Todo mundo conhece o tripadvisor (e suas variações) que é uma ferramenta que pode te ajudar, mas fique atento: ninguém quer ter  sua experiência limitada ao mais óbvio. As principais indicações geralmente são as mais turísticas, além do que o sistema de "review" não é lá o mais transparente. Busque pesquisar bastante em blogs para tentar descobrir espécies dessas "atrações" que lhe sejam interessante e que saiam um pouco  da zona turística. Além de te economizar bastante, você vai ter experiências menos comuns.

3. Se organize

Um coisa é certa, não adianta você passar muitas e muitas horas pesquisando e anotando tudo aquilo que quer conhecer se você não conseguir organizar essas informações de forma que possa aproveitá-las na hora do vamos ver. 

Se você não puder leva-las com você durante o seu dia-a-dia de viagem, ou se elas formarem um grande borrão de informações, você não terá otimizado seu precioso tempo de viagem e certamente não conseguirá conhecer e aproveitar o máximo de seu do destino. Informação anotada, mas não organizada, infelizmente não é informação aproveitada!

Aproveitando uma viagem

Essa parte eu deixo com você! Mas saiba que cada viagem deve ser um celeiro de boas experiências e uma fonte de excelentes histórias. Saiba que você mereceu cada um dos bons momentos que estão por vir, e espero sinceramente que sua próxima viagem seja renovadora e o permita aproveitar mais e melhores oportunidades. 

Caso você esteja com dificuldades ou falta de tempo para elaborar um excelente roteiro para sua viagem, fale com a gente e podemos te ajudar! Nossos roteiros são desenvolvidos com base na informações de moradores locais, que vivem e realmente conhecem cada destino. Além disso, eles são personalizados para atender a sua necessidade. E são pensados e organizados para que você não se preocupe com nada além de aproveitar o dia-a-dia de viagem!

 roteiro de viagem, como organizar um roteiro, roteiro personalizado, dicas de viagem,