A "Black Friday" do Japão!

Todo norte-americano sabe que a sexta-feira após o dia de ação de graça (ou thanksgiving) abre a temporada de compras do final de ano. Nesse dia, as lojas oferecem seus produtos com descontos que geralmente superam os 50% de desconto. Fato que leva milhões de pessoas às compras e aquece a economia nos dias que antecedem o natal.

Aqueles que já passaram por uma Black Friday nos EUA conhecem a ansiedade pelas compras desenfreadas e sabem que não há muito tempo para pensar antes de agarrar o item escolhido antes que outro interessado o leve embora.

Porém, no Japão também há uma data especial e aguardada com a mesma ansiedade (porém, com mais ordem): O 1º dia de cada ano!

No primeiro dia do ano, jovens se aglomeram na frente da Shibuya 109, tradicional loja de departamento em Tókio.

No primeiro dia do ano, jovens se aglomeram na frente da Shibuya 109, tradicional loja de departamento em Tókio.

Nesse dia os lojistas vendem as "Fukubukuro", ou simplesmente "Sacolas Misteriosas" ou "Sacolas da Sorte". 

Foto: Danny Cho

Foto: Danny Cho

Essas "Sacolas da Sorte" são vendidas por todo o país e contêm uma série de itens surpresa por um preço pré determinado. Em resumo, é a mesma experiência de comprar um "kinder ovo", só que para adultos! 

"Sacolas da Sorte" contendo diferentes tipos de chá. Foto: Danny Cho

"Sacolas da Sorte" contendo diferentes tipos de chá. Foto: Danny Cho

Os itens contidos nessas sacolas geralmente são desconhecidos pelos compradores, mas sempre superam o valor pago por elas. O desconto geralmente é de 50%, mas não é raro que o fator surpresa seja um excelente negócio e a economia seja ainda maior.

TOKYO.jpg

Não há nenhum setor que fique fora do frenesi das "Sacolas da Sorte": da loja de computadores ao vendedor de chá, todos terão sacolinhas padronizadas com itens que só serão conhecidos após o pagamento.

"Sacolas da Sorte" contendo ternos, camisas e gravatas. Foto: Alcuin Lai

Como exemplo do alcance dessa tradição, em 2014 a Apple também lançou sua própria "Sacola da Sorte" ao custo de $340. Apesar do preço, todos os felizes compradores receberam itens cujos valores superam o que foi pago (só a mochila valia $100).

Itens contidos na "Fukubukuro" da Apple, em 2014. Foto: App Bank

Itens contidos na "Fukubukuro" da Apple, em 2014. Foto: App Bank

Os itens da sacola acima representam o melhor "kit" disponível. Dentre eles havia um Macbook Air ($1.000) e um auto-falante Beats ($218). O valor de todos os itens somados alcançou a quantia de $1.708, muito superior aos $340 pagos.

São oportunidades como essa que levam milhões de japoneses às compras todo primeiro dia do ano. Data em que é impossível encontrar alguém sem ao menos uma "Sacola da Sorte" na mão!

Ficou interessado? Ainda dá tempo de se programar e comprar seu Roteiro Personalizado TravelRoutes para o Japão. Além de começar o ano em um lugar culturalmente rico e diverso, quem sabe quais itens você encontrará em sua "Sacola da Sorte"...


Guilherme Medeiros é co-fundador da TravelRoutes